São sistemas ou dispositivos para amarração da carga, compostos por:
Catraca: dispositivo de tração, ou seja, mecanismo de tensionamento e manutenção da força aplicada em sistemas de amarração. Pode ser móvel ou fixa, esta última com dispositivo de tração montado no veículo.
Terminal: acessório final que conecta a cinta de amarração ou a catraca ao ponto de ancoragem do veículo, local para fixação do mesmo, que deve resistir às forças de amarração, sendo determinado em função do tipo de carroceria.
Cintas Planas: confeccionadas com fibras sintéticas de alta tenacidade, para fixar cargas a bordo de veículos, confeccionadas conforme tabela abaixo.
LARGURA |
COR DA
ETIQUETA |
PRODUTO |
FATOR DE
SEGURANÇA |
Carga de Trabalho Aplicável |
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25mm |
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Polipropileno |
2:1 |
200kg |
400kg |
35mm |
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Polipropileno |
2:1 |
400kg |
800kg |
50mm |
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Polipropileno |
2:1 |
750kg |
1.500kg |
50mm |
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Poliéster |
2:1 |
1.500kg |
3.000kg |
50mm |
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Poliéster |
2:1 |
2.000kg |
4.000kg |
50mm |
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Poliéster |
2:1 |
2.500kg |
5.000kg |
100mm |
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Poliéster |
2:1 |
5.000kg |
10.000kg |
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Devemos sempre lembrar que o coeficiente de segurança para amarração de carga é de 2:1 e está descrito em etiqueta em duas formas e dois valores em CMT = Carga máxima de trabalho.
Para transporte de carga seguro, devemos primeiro compactar a carga a ser amarrada, preenchendo os espaços livres na carroceria do veículo, usando, por exemplo, paletes, assim ajudando a evitar o escorregamento da carga.
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CMT = carga de ruptura dividido por 2 |
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CMT = capacidade de ruptura |
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